Sua empresa vem perdendo dinheiro por causa da Biometria?

Confira conteúdo especial da HA tecno

Estudos de UX/UI mostram que até 38% dos usuários desistem de uma  transação após 2 tentativas de autenticação biométrica malsucedidas (não conseguiu autenticar), esse percentual pode chegar a 52% após três tentativas. Esses números mostram o impacto da experiência frustrada do usuário e resultam em perda de transações financeiras.

Impacto da autenticação biométrica malsucedida

A biometria facial vem sendo usada para autenticação de transações financeiras, de e-commerce,  em serviços e pagamentos. Porém, quando este processo de autenticação não funciona direito o usuário tende a não concretizar a transação ou tentar em outra empresa. 

Segundo especialistas do setor de segurança:

  • Após 2 tentativas malsucedidas ,em média 1 em cada 3 usuários desiste da transação, em particular em situações de pagamento como no e-commerce ou nos aplicativos bancários.

  • Após 3 tentativas malsucedidas, mais da metade dos usuários desiste da transação, o que ocasiona perda de receita e frustração no usuário

Essa frustração é pior quando não há alternativas de autenticação (ex.  senhas, tokens ou outras modalidades biométricas).

 Principais Causas

  • Expectativa de rapidez no processo: a expectativa dos usuários é que a  biometria seja rápida e fácil de usar.

  • Falta de explicação do que ocorreu: em muitos casos, os sistemas biométricos não explicam por que a autenticação falhou. O usuário fica em dúvida se foi algo errado que fez ou se a culpa é do sistema

  • Iluminação Inadequada: luz muito intensa ou muito baixa durante a leitura (ex. ambiente escuro), câmeras de baixa qualidade de imagem ou oclusão (o rosto está parcialmente coberto) dificultam o reconhecimento da face.

A tabela abaixo mostra o impacto por setor:

Setor

Desistência após 2 tentativas

Desistência após 3 tentativas

Impacto

Financeiro

30%–40%

50%–60%

Abandono de transferências; pagamentos e abertura de contas

E-commerce

35%–45%

55%–65%

Carrinhos abandonados; perda de vendas e chamados a mais no suporte ao cliente

Governo

20%–30%

40%–50%

Falhas na autenticação para acesso a serviços públicos; insucesso em agendamentos e no aceso a benefícios sociais

Saúde

25%–35%

45%–55%

Dificuldades no acesso a prontuários médicos; agendamentos e consultas com telemedicina

Situação no Brasil

No Brasil, onde a biometria é bastante usada na autenticação em aplicativos de  bancos e serviços públicos, o impacto é grande. 

Estima-se que 2,3 milhões de tentativas de fraude foram barradas por biometria facial somente no primeiro trimestre de 2025

O que empresas podem fazer

  • Oferecer outros métodos de autenticação biométrica após a primeira falha. Algumas pessoas simplesmente não conseguem usar determinadas modalidades biométrica, seja por etnia, umidade da pele etc.

  • Melhorar a acurácia e a taxa de FTE (falha na leitura) dos sistemas biométricos, Uma alternativa é adotar sistemas que usam IA para adaptar-se a diferentes condições de iluminação e diferentes câmeras.

  • Investir em educação:  oferecer ao usuário, instruções claras sobre como posicionar o rosto, dedos, íris e sugerir o uso das melhores condições de iluminação.

  • Medir as taxas de abandono e, se for o caso,  alterar o fluxo de autenticação para melhorara a experiência do usuário.

Conheça a nossa solução de biometria com impressões digitais  pelo smartphone e como nossa IA pode melhorara a experiência do usuário e reduzir perdas.